gov.br

Comissão Permanente de Avaliação de Documentos – CPAD

V Semana Nacional de Arquivos na Universidade Federal do Ceará

A V ª Semana Nacional de Arquivos na Universidade Federal do Ceará (UFC), será realizada de forma remota, no período de 9 a 10 de junho de 2021, em respeito às orientações de isolamento social devido à pandemia de COVID-19, pelo canal Plurissaberes (BCH-UFC) Link de Inscrição. http://bit.ly/playlist-senarq-2021. Esse evento está de acordo com a proposta encabeçada pelo International Councilon Archives (ICA) e ratificada no Brasil, pelo Arquivo Nacional. A temática proposta é “Empoderando Arquivos: diálogos necessários e urgentes sobre os documentos digitais e a legislação arquivística” e traz em sua simbologia, a necessidade de maior autonomia da área de arquivologia de modo a chamar a sociedade no que diz respeito ao acesso à informação, à responsabilidade e transparência governamental de modo a garantir que os cidadãos possam ter seus direitos protegidos. Esses assuntos estão sendo pouco a pouco experienciados pela Universidade Federal do Ceará, principalmente nesses tempos de pandemia.

Tais diálogos se fazem necessários tanto para a instituição, como também para os envolvidos com esses conteúdos, de modo que eles venham a se fortalecer cada vez mais e possam disseminar seus conhecimentos junto à comunidade acadêmica e a sociedade cearense. O empoderamento se faz cada vez mais necessário, pois, em contextos de pandemia, a documentação da comunidade acadêmica produzida e recebida na UFC é toda digital e, consequentemente, os cuidados com a relação, a autenticidade e segurança da informação, gestão de dados e preservação digital, são infinitamente maiores e necessários.

Os organizadores informam que no programa da semana constam palestras e oficinas. Rodrigo de Freitas Nogueira (Diretor do Arquivo Central- Universidade de Brasília UNB) nos brindará com suas Reflexões sobre a aplicabilidade da legislação arquivista em tempos de pandemia, Leonora de Beaurepaire da Silva Schwaitzer (Professora -Universidade Federal do Espírito Santo-UFES) discorrerá sobre: LGPD e documentos arquivísticos: Desafios a serem enfrentados. Paulo Henrique Franco (Superintendência de Tecnologia da Informação da UFC) apresentará as Ações da UFC para adequação à LGPD, Daniel Flores (Professor – Universidade Federal Fluminense) discutirá sobre a Preservação digital de documentos audiovisuais, Alex Trindade Barbosa e Marcos de Abreu Nery (Universidade Federal de Alfenas) apresentarão a temática sobre a Complexidade dos arquivos acadêmicos em tempos de COVID-19e, finalizando as palestras,Pablo Soledade (CEO-Escola de Negócios- GDI)abordará sobre a Digitalização e preservação digital de prontuários de pacientes. As oficinas são: Gestão de dados de pesquisa em arquivos (Luana Farias Sales Marques- IBICT/UFRJ e Arquivo Nacional), Fotografias: dicas e práticas de conservação preventiva em arquivos (Auricélia França de Sousa (MAUC-UFC) e ATOM: difusão e acesso à informação (Gregory Campos Beviláqua (Memorial-UFC)

A V Semana Nacional de Arquivos da UFC é realizada num esforço conjunto pela:

da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração; do Projeto de Extensão Plurissaberes da BCH-UFC, do Museu de Arte da UFC; do Grupo de Pesquisa sobre Representação da Informação (GPRI-UFC-CNPq) e do Memorial da UFC. Tem ainda parceria com o Departamento de Ciências da Informação (DCINF-UFC), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFC), Complexo Hospitalar da UFC/ EBSERH, Associação dos Bibliotecários do Ceará e HEMOCE.

Para mais informações: cpad@ufc.br e @cpad_ufc.

Site da CPAD: https://cpad.ufc.br/